Fatores de risco para uso de drogas na adolescência


Podemos encontrar fatores de risco para o uso de drogas entre os jovens, tais quais fracassos tanto pessoais como familiares, além de eventos estressores durante a vida, estão mais associados com o uso de drogas. No entanto, a presença dos pais, a motivação pessoal e o monitoramento do adolescente, estão associados com o não uso.

Se apresenta um risco 20 vezes maior de haver algum Transtorno de Conduta (incluindo personalidade anti-social, déficit de atenção e transtorno opositivo desafiante e Hiperatividade) entre os adolescentes com abuso ou dependência de álcool, maconha ou outra droga ilícita. Fatores de risco para uso de drogas na adolescência

Considera-se como fatores de risco: 


1) cultural e social: permissividade social, disponibilidade de droga, extrema privação econômica e morar em favela.

2) interpessoal: a) na infância – família com conduta álcool e droga relacionadas, pobre e inconsistente manejo familiar, personalidade dos pais e abuso físico b) na adolescência – conflitos familiares e ou sexual, eventos estressantes (como mudança de casa e escola), rejeição dos seus pares na escola ou outros contextos, associação com amigos usuários.

3) Psico Comportamental: precoce e persistente problema de conduta, fracasso escolar, vínculo frágil com a escola, comprometimento ocupacional, personalidade antisocial, psicopatologia (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, depressão e transtorno de conduta, ou ansiedade nas mulheres), atitudes favoráveis para drogas, inabilidade de esperar gratificação.

4) Biogenético: genealogia positiva para dependência química e vulnerabilidade psicofisiológica ao efeito de drogas. Em contrapartida, o estudo descreve alguns fatores de proteção: ambiente estável, alto grau de motivação, forte vínculo pais-criança, supervisão parental e disciplina consistentes, ligação com instituições pró-sociais e associação com amigos não usuários.


O impacto da figura da mãe e pai no uso de drogas:

Fatores de risco para uso de drogas na adolescência
 "Mães que proporcionaram cuidados inadequados não aumentaram a chance de ter filhos alcoolistas, e, mais, que mães que proveram relações calorosas não tiveram menos alcoolismo do que as demais na prole. Tais achados contrastam com os relativos à figura paterna, pois claramente uma relação calorosa com o pai foi capaz de gerar menos alcoolismo, e, inversamente, foi marcante a prevalência de abuso alcoólico entre aqueles que tiveram má relação com o pai", segundo estudo de Vaillant.

A hereditariedade, a etnicidade (ser latino) e a presença de comportamentos anti-sociais na infância foram os fatores mais associados ao futuro alcoolista, segundo estudo de Vaillant.


Proteção para uso de drogas na adolescência:


 Se Enfatiza que o exercício de colocação de limites por parte dos pais, o monitoramento familiar e ter uma refeição diária junto com os filhos funciona também como fator de proteção. Além desses, afirma que a religiosidade praticada e o trabalho comunitário seriam fatores de proteção familiar.

Quanto maior o número de fatores de proteção, menor será o consumo de drogas pelos adolescentes, e, caso inverso, quanto maior o número de fatores de risco, maior a prevalência de consumo.

Resultados positivos podem ser obtidos por outras formas de intervenção (técnicas cognitivo-comportamentais, entrevista motivacional, modelo dos 12 passos, aconselhamento, grupos, e outros tratamentos psicosociais).
Fatores de risco para uso de drogas na adolescência
Entre em contato com nosso equipe especializada, estamos sempre disponíveis a ajudar.
Site:
Facebook:

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Unidade de recuperação para menores

clínica de reabilitação e recuperação para meninas

Clínica de recuperação em São Paulo para meninas menores de idade