"O uso de drogas pelos adolescentes "




O uso de abuso de drogas pelos adolescentes é cada vez mais comum e traz desdobramentos sérios nos vários níveis de seu desenvolvimento e na sua família. 

Sabe-se que, ao passar para a adolescência, o jovem experimenta uma mudança tanto fisiológica quanto psicológica. Ao lado das modificações em seu corpo, também surgem transformações nas suas percepções em relação a si próprio e aos outros. Ele passa, então, por um período de maior fragilidade do ego. O resultado é uma volta narcísica para o seu mundo interno, com questionamentos sobre os pais, as instituições e a sociedade. Esta volta narcísica provoca uma série de ansiedades naturais do período, como as da identidade pessoal, as depressivas, pela perda da identidade infantil, e até paranóides, devido à luta interna que passa a travar em busca desse novo conhecimento. 

Concomitantemente, há a formação de novos grupos, mas é também um período de isolamento, em que o jovem busca compreender as mudanças pelas quais está passando.

Ilustra esse ponto o relato de um paciente, jovem de dezenove anos, com uma história de cinco anos de abuso de cocaína, que relatou, durante a entrevista inicial, uma persistente sensação de dificuldade de socialização, baixa auto-estima, iniciadas no início da adolescência. Contou que com a cocaína passará a sentir-se mais "solto", com mais energia para fazer suas atividades diárias e menos preocupado com a opinião ou julgamento dos outros em relação a si.

Cada indivíduo procura a droga por um determinado motivo. Certos pacientes não têm noção de perigo, sentem o seu mundo interno esvaziado e sem vida. Constantes condutas de risco podem ser entendidas, então, como fruto da necessidade de sentirem-se vivos.
O uso de drogas pelos adolescentes 
A droga é idealizada, com uma promessa de prazer e capaz de resolver magicamente as angústias e os sentimentos de vazio interno. 
O uso de drogas pelos adolescentes 
As conseqüências na vida dos adolescentes decorrentes do uso de drogas são inúmeras e muito graves. O suicídio na adolescência, por exemplo, apresenta uma forte relação com o uso de substâncias psicoativas.( Exemplos: ansiolíticos (tranquilizantes), álcool, inhalantes (cola) e narcóticos (morfina, heroína). São drogas que aumentam a atividade mental. Essas substâncias afetam o cérebro, fazendo com que ele funcione de forma mais acelerada. Exemplos: cafeína, tabaco, anfetaminas, cocaína e crack.)

A clínica de recuperação para menores de idade.


Os familiares tornam-se essenciais no processo de tratamento do dependente. é necessário saber como lidar com as situações estressantes, como evitando comentários críticos ao dependente ou se tornando exageradamente super protetores, dois fatores que reconhecidamente provocam recaídas. 

Torna-se muito importante que os familiares dosem o grau de exigências em relação ao paciente, exigindo assim mais do que ele pode realizar em dado momento, porém sem deixá-lo abandonado, ou sem participação na vida familiar. A família passa a ser um aliado eficiente em conjunto com a medicação e a terapia trabalhada pela equipe de multiprofissionais.

O processo terapêutico é o primeiro passo a ser seguido dentro da clínica de recuperação para menores de idade é momento onde o paciente passa por cuidados efetivos exercidos pela equipe multiprofissional tendo por finalidade o tratamento dos sintomas de sua dependência e a manutenção e garantia de sua continuidade ao tratamento tendo o suporte adequado para este fim, visando sua recuperação e melhora. É neste momento também que estão lado a lado à equipe multiprofissional e os familiares do jovem, juntos pelo mesmo objetivo, dar um novo sentido para vida, fazer com que o mesmo se reestruture e perceba que ele pode caminhar sem que as drogas seja sua muleta.

Entre em contato com nossa clinica de recuperação para menores de idade:




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Unidade de recuperação para menores

clínica de reabilitação e recuperação para meninas

Clínica de recuperação em São Paulo para meninas menores de idade