A família do dependente em álcool e drogas


Impacto e Sobrecarga dos familiares


O uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas constitui um problema bastante complexo e muitos são os fatores envolvidos nesse fenômeno, tais como os elementos biológicos, psicológicos e sociais que perpassam as questões da aquisição.

Na literatura, a família é descrita como um sistema em que cada um dos membros está interligado aos outros de maneira que a alteração em uma das partes gera uma reação em toda a estrutura. 

De modo geral, o adoecimento de um filho afeta a autoestima dos pais, já que esse adoecimento pode adquirir significado de falhas no sistema familiar, podendo sugerir que não houve êxito na formação dos filhos (Maciel, 2008). 
A família do dependente em álcool e drogas
Portanto, o uso abusivo de drogas por um dos membros da família, especialmente por um filho, ao afetar a estrutura familiar, resulta em angústias e sentimentos de culpa, incapacidade ou fracasso nos pais. Acrescenta-se a isso a questão da exclusão social vinculada aos usuários e aos próprios cuidadores. 

A família do dependente em álcool e drogas está cada vez mais abandonada e “adoecida”. As famílias necessitam de escuta, acolhimento e auxílio para amenizar as dificuldades e conflitos encontrados no convívio com o processo do tratamento e com o “adoecer” de um parente, em que informações podem melhorar a estabilidade emocional na dinâmica familiar, mas a ausência de orientação pode acarretar conflitos, gerando aumento da sobrecarga familiar (Albuquerque, 2010).


Instalada a dependência química, toda a estrutura familiar pode estar abalada. Sentimentos de desespero, cansaço, ansiedade, angústia e desamparo se tornam recorrentes no dia-a-dia dos familiares cuidadores de doentes crônicos e graves torna-se válido salientar que esses cuidadores acaba se tornando doentes em potencial. 

A sobrecarga pode atingir várias dimensões da vida familiar, sendo elas saúde, lazer, trabalho, bem-estar físico e psicológico, dinâmica dos relacionamentos entre os membros da família e o convívio social.

Os familiares se tornam cuidadores, mas também devemos considerá-los pessoas que precisam de cuidados, já que a literatura aponta que a sobrecarga do cuidador pode levar ao desenvolvimento de transtornos psiquiátricos, como a depressão e a ansiedade.

No processo de tratamento da dependência química a família é fundamental na colaboração, motivação e apoio para a melhora do quadro do seu parente usuário de drogas,  mas a família também, sofre as consequências da dependência química do amado familiar.

Por isso é necessário que a família do dependente em álcool e drogas busque ajuda especializada para o tratamento do dependente químico mas que também procure se ajudar, frequentando grupos de apoio como o Amor Exigente por exemplo.

Nossa rede de especialistas está disponível 24 horas 7 dias por semana para lhe oferecer todo o suporte necessario para o dependente e para voce familiar que precisa de forca, coragem e apoio para tomar a melhor decisão e conseguir assim ter sua família de volta.

Nosso objetivo é proporcionar ao paciente e ao familiar todas as ferramentas necessárias para lidar com o problema da dependência química, desta forma tanto o paciente quanto o familiar poderão encontrar uma nova maneira de viver, livres do uso abusivo de álcool e drogas.

"Não há tempestade que desvaneça o amor de uma família unida."

Entre em contato pelo site:


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Unidade de recuperação para menores

clínica de reabilitação e recuperação para meninas

Clínica de recuperação em São Paulo para meninas menores de idade