clínica de recuperação para menores



Os profissionais que atuam na clínica de recuperação para menores, ressalta que a fase da adolescência é muito delicada na vida do ser humano, pois é nessa fase que o individuo está deixando de ser criança para se tornar adolescente e  está em uma fase muito especial da vida:, uma fase de mudanças e novas experiências. 

Os psicólogos que atuam na clínica de recuperação para menores ressaltam que é exatamente nessa fase que surgi os conflitos tanto internos, no qual o jovem tenta se afirmar como adulto , se afirmar perante seus pais e perante a sociedade. 

Nessa fase podem surgir conflitos com a sexualidade, a não aceitação de si e de sua própria imagem, a questão de não sentir aceito na roda das amizades ou por seu estilo ou pelo seu modo às vezes tímido de se expressar tendo também os conflitos com os pais que na maioria das vezes não sabem lidar com essa fase no qual seu filho está passando. 

E é nesse momento que a curiosidade pelas drogas e pelo ao álcool podem surgir na vida do adolescente, através de rodas de amigos que na maioria das vezes acabam usando para se sentirem descolados ou parte do grupo ai que mora o grande perigo, pois o jovem não tem controle e acaba por usar consecutivamente e acabam por se viciar gerando uma grande bola de neve. 

Os profissionais da clínica de recuperação para menores enfatizam que os prejuízos no âmbito da saúde do indivíduo são irreparáveis e muitas vezes incontroláveis, há um prejuízo imensurável no que diz respeito à vida social, familiar, emocional e psicológica da pessoa o jovem deixa a escola, comprometendo o seu futuro, passa a ser agressivo com os familiares, começa a roubar em casa para sustentar o vício, passa a praticar assaltos que podem resultar em latrocínio e, algumas vezes, são presos ou mortos pelos próprios traficantes, ou morrem de overdose. 

O álcool: 


uma droga lícita, também é responsável por grandes tragédias envolvendo adolescentes. As drogas lícitas ou ilícitas não trazem qualquer beneficio aos jovens,

Em uma definição mais simples pode-se dizer que as drogas são substâncias consumidas em sua forma natural ou não, cujo efeito consiste na mudança do funcionamento do organismo e, na maioria dos casos, aptamente prejudiciais.

Dentre as drogas ilícitas mais consumidas pelos jovens e que tem um efeito devastador no organismo do jovem estão a Cocaína, o Êxtase, a Heroína, Inalantes e a maconha.

Os especialistas que atuam na clínica de recuperação para menores enfatiza que a  cocaína é uma droga que causa dependência imediata de modo que a pessoa que a consome, para deixar de consumi-la, deve ter bastante força de vontade e submeter-se a tratamentos.

Os riscos que a pessoa ao consumir cocaína se submete, independem da forma como ela é usada, seja por inalação, injeção ou fumo. Sendo que se esta substância for fumada, o indivíduo se torna dependente com maior facilidade. 

Mas o maior problema reside no fato de que o organismo possui tolerância, e, portanto, ele adquire maior necessidade de consumir mais e mais drogas.

Existe um grande risco de o usuário morrer mesmo que seja a primeira vez que administre a droga. Além do risco de morte, o usuário dessa droga tem sérias conseqüências de cunho social e de relacionamento, sobretudo com a família que geralmente desaprova o seu uso. 

O, adolescentes, afastam-se dos estudos, dos familiares e tendem a se tornarem marginais, pois precisam roubar para sustentar o vício e, em casos mais graves, o indivíduo é capaz até mesmo de matar.


A maconha: 


Principalmente por ser legalizada em muitos países, é uma droga que os jovens costumam acreditar não causar grandes prejuízos à saúde, contudo, normalmente aqueles que usam drogas ditas “pesadas” começaram com o consumo da maconha.

Ela tem como principal composto químico o THC sendo ele o responsável pelos efeitos da maconha no sistema nervoso.  Quando fumada, a substância passa diretamente dos pulmões para a corrente sanguínea que o leva diretamente para todo o organismo e cérebro.

É importante mencionar que a maconha traz grandes riscos à saúde dos usuários, pois causam deficiência na memória e no aprendizado, perda da coordenação, e aumento da freqüência cardíaca. 

Os especialistas da clínica de recuperação para menores, enfatizam que para recuperar os jovens  se faz necessário um tratamento  multidipliscinar no qual varia áreas da saúde estão interligadas no único objetivo que é reestruturar a vida do jovem e de seus familiares. 

É  esse o grande objetivo da clínica de recuperação para menores unir  profissionais de diferentes áreas para reabilitar o dependente e trazê-lo de volta para a sociedade. 

O psicólogo:


Que atua na clinica irá investigar se não há um problema pessoal, familiar e, até mesmo, social que acaba por  gera a vontade de buscar as drogas e, por isso, é necessário resolvê-la para que o dependente não tenha recaídas ou crises de abstinência. 

Outras vezes, quando se acontece a fissura, pode ser que a vontade venha de maneira espontânea, sem nenhum motivo aparente, e o psicólogo pode auxiliar no processo de encontrar gatilhos para desencadear a fissura.

O psiquiatra:


Da clínica de recuperação para menores ira avaliar a necessidade de remédios e para o acompanhamento do paciente a fim de recuperá-lo da crise, evitando recaídas. 

Além disso, os medicamentos podem auxiliar na melhora dos sintomas de abstinências, no tratamento de outras doenças que podem estar associadas como depressão, ansiedade, esquizofrenia, bipolar por exemplo.

O terapeuta ocupacional:


 Analisa o paciente como um todo, utilizando tarefas prescritas para alcançar 
seu objetivo. Essas atividades que farão parte do tratamento são feitas de maneira criteriosa por esse profissional para adequar todas as necessidades, na clínica de recuperação para menores o terapeuta ira realizar reuniões juntamente com o grupo de apoio dos narcóticos anônimos, no qual os jovens irão ter palestras sobre os efeitos das drogas e formas de como se afastar do vicio.


A alimentação:


Também é parte importante desse processo, por esse motivo a clínica de recuperação para menores, conta com o apoio de um nutricionista que ira montar cardápios com alimentos que irão fortalecer o organismo do jovem para que o mesmo tenha condições de se reabilitar tanto no psicológico como no físico.

O espaço aonde esse tratamento ira acontecer é de suam importância e pensando nisso a clínica de recuperação para menores, traz em seu espaço área de lazer, com quadras, piscinas, salas de TV, quartos amplos e arejados, refeitórios sempre limpos e organizados, sala para as reuniões, equipe de segurança e de limpeza e também contamos com grande espaço verde no qual o jovem ira encontrar tranqüilidade para seguir seu tratamento. 


Nossas redes sociais: 

facebook  /  youtube  /  Instagram  /  Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unidade de recuperação para menores

clínica de reabilitação e recuperação para meninas

Clínica de recuperação em São Paulo para meninas menores de idade